Há 112 pessoas navegando neste site no momento...


  estado:  resultados por página :   Todas as palavras Pelo menos uma  

MORRODESAOPAULO-BA
Cairú é o único município-arquipélago brasileiro (formado por 26 ilhas).
Sua população estimada em 2004 era de 9.457 habitantes.
O município foi criado em 1608 com o nome de Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu. Foi fundado depois da guerra contra os Aimorés, provavelmente em 1610, nasceu também com sua fortaleza.

Com uma população de pouco mais de mil habitantes, o distrito de Galeão é uma pequena vila de pescadores que sobrevive da pesca artesanal de siri e camarão e está localizado na contracosta da ilha de Tinharé. Embora seja de uma beleza singular, essa localidade não possue praias balneáveis, não atraíndo o turista tradicional e ficando assim de fora do circuito turístico muito forte na região.

Na Ilha de Tinharé também situa-se Morro de São Paulo, com praias frequentadas por turistas de todo o Brasil e de outros países.
Morro de São Paulo protegia a chamada "barra falsa da Baía de Todos os Santos",entrada estratégica para o Canal de Itaparica até o Forte de Santo Antônio (atual Farol da Barra); e o canal de Tinharé era essencial no escoamento da produção dos principais centros para o abastecimento da capital, Salvador. A importância geográfica da ilha durante o período colonial justifica a riqueza de monumentos históricos, hoje protegidos pelo Patrimônio Histórico Nacional.
A Fortaleza do Morro de São Paulo localiza-se na ponta noroeste da ilha de Tinharé. A rigor, não se trata de uma única fortificação, mas sim de um conjunto de baterias e fortes, atualmente abandonados e em ruínas.

Foto: Farol do Morro de São Paulo (© Leonardo Pallotta)



Publicidade
Mercadolivre